O desequilíbrio da tireóide acarreta problemas como obesidade, dificuldade de emagrecimento e com o ganho de peso.
Existem muitos fatores que podem contribuir para problemas de tireoide, variando de genética a hábitos de estilo de vida como ignorar o sono, que é tão importante.
Pesquisas mostram que alguns dos fatores de risco conhecidos para problemas de tireóide incluem:
- Deficiência de iodo, selênio e zinco;
- Dieta rica em alimentos processados, excesso de açúcar e gorduras não saudáveis. Muita cafeína e/ou álcool também podem contribuir para o estresse emocional e a má saúde intestinal;
- Estresse , ansiedade, fadiga e depressão: o estresse mental pode interferir no funcionamento adrenal normal; desgastando todo o sistema imunológico, rins, fígado e a tireoide;
- Inatividade, falta de exercício e estilo de vida sedentário;
- Toxicidade por exposição química ou contato com outros poluentes ambientais.
O hipotireoidismo é uma doença causada pelo mau funcionamento da tireoide que não produz a quantidade de hormônios suficientes. É mais comum em mulheres com mais de 50 anos e história familiar da doença.
O hipotireoidismo causa uma lentidão do metabolismo e uma série de sintomas, dentre eles, cansaço extremo, sonolência, queda de cabelos, intolerância ao frio, ganho de peso etc.
O ganho de peso normalmente acontece quando os níveis de hormônios produzidos pela tireoide estão extremamente baixos e comumente não é manifestação do hipotireoidismo. Usualmente o que ocorre é a retenção de líquidos dando uma falsa ideia de engorda.
Em geral, um ganho de aproximadamente 2 kg apenas podem ser atribuídos ao mau funcionamento da tireoide.
Por isso, a resposta é sim, o hipotireoidismo pode engordar, mas é uma manifestação menos comum e quando ocorre, o ganho ponderal não é muito grande.