Layout do blog

Dr. Eduardo -GASTROENTEROLOGIA E ENDOSCOPIA

out. 22, 2021

H. PYLORI: Saiba tudo sobre a bactéria que pode causar gastrite

Helicobacter pylori (a famosa H. pylori) é uma bactéria que costuma causar incômodos e dores na região do abdômen. Assim, a H. pylori se aloja no estômago e/ou no intestino e age na mucosa protetora desses órgãos. Isso acaba causando inflamação (gastrite).

Além das dores, outro sintoma bastante comum é a queimação (azia). Quando não tratada corretamente, a H. pylori pode aumentar o risco de se desenvolver de úlcera gástrica ou câncer no estômago ou no intestino.

H. pylori é contagiosa?

A indícios de que a bactéria Helicobacter pylori pode ser transmitida por meio de contato com saliva contaminada ou com água ou alimentos que tiveram contato com fezes contaminadas. No entanto, os meios de transmissão ainda não são totalmente conhecidos.

Por isso, para se prevenir, é recomendado redobrar os cuidados com a higiene pessoal, assim como manter o hábito de lavar bem as mãos, principalmente antes das refeições e depois de usar o banheiro, e não dividir talheres e copos com outras pessoas, mesmo que sejam da mesma família em caso de suspeita de infecção.

Assim, para prevenir esta infecção, é muito importante ter cuidados com higiene, como lavar as mãos antes de comer e após ir ao banheiro, além de evitar dividir talheres e copos com outras pessoas.

Diagnóstico da H. pylori

Em muitos casos, a infecção por H. pylori é assintomática, isto é, a pessoa infectada não apresenta sintomas, portanto, acaba não procurando orientação médica.

Em outros casos, a pessoa pode apresentar os seguintes sintomas (combinados ou não, com duração de mais de duas semanas):

• Dor ou sensação de queimação no estômago;
  • Falta de apetite;
  • Enjoo;
  • Vômito;
  • Fezes com sangue;
  • Anemia.

O diagnóstico é feito, normalmente, por um exame endoscópico. Por meio dele, se coleta uma amostra de tecido do estômago ou do duodeno para biópsia.

Como se trata infecção por H. pylori?

O tratamento deve ser feito com antibióticos. No entanto, é obrigatório a indicação e acompanhamento de um médico gastroenterologista, evitando a automedicação. É indicado somente quando o paciente apresenta alguma das condições listadas abaixo:

• Úlcera péptica;
  • Gastrite;
  • Tumor intestinal do tipo carcinoma ou linfoma gástrico;
  • Sintomas citados anteriormente;
  • Histórico familiar de câncer no estômago.

FALE COM O DOUTOR
Por Eduardo Pereira 13 mai., 2023
Balão Gástrico para Emagrecimento em Maringá - Saiba Como é Realizado, duração e efeitos esperados.
Por Eduardo Pereira 29 jan., 2023
Entrevista na TV: Alterações na língua e a relação com sua saúde digestiva.
29 jan., 2023
Entrevista na TV: Saiba tudo sobre Endoscopia Digestiva
04 dez., 2021
Saúde digestiva: Saiba como identificar os sinais do nosso corpo
Descubra as principais causas de distensão abdominal
30 out., 2021
Descubra as principais causas de distensão abdominal com o gastroenterologista em Maringá, Dr. Eduardo Pereira, médico responsável pelo tratamento do quadro de meteorismo como é chamado o quadro de distensão abdominal. Confira!
O que é esofagite eosinofílica?
28 out., 2021
O que é esofagite eosinofílica? O médico gastroenterologista Dr. Eduardo Pereira, explica o que é esofagite eosinofílica, quais os tipos de esofagite, e até estratégias de terapia dietética. Confira!
Cápsula endoscópica: Saiba tudo sobre esse exame
26 out., 2021
Cápsula endoscópica: Saiba tudo sobre esse exame com o Dr. Eduardo Pereira, médico gastroenterologista em Maringá, que preparou este conteúdo explicando a vantagem da cápsula endoscópica, quando é indicada e também suas contra indicações. Acesse!
H. PYLORI: Saiba tudo sobre a bactéria que pode causar gastrite
22 out., 2021
O Dr. Eduardo Pereira preparou o conteúdo H. PYLORI: Saiba tudo sobre a bactéria que pode causar gastrite, para ajudar você a entender melhor sobre o que essa bactéria pode causar, e também explica como se trata a infecção por H. pylori. Entenda!
Endoscopia: Tudo o que você precisa saber
20 out., 2021
Confira este conteúdo produzido pelo médico gastroenterologista em Maringá, Dr. Eduardo Pereira, com tudo o que você precisa saber sobre endoscopia desde para que serve o exame de endoscopia à como é feita a endoscopia digestiva alta. Entenda!
Tomar água antes de dormir pode piorar o refluxo?
18 out., 2021
Tomar água antes de dormir pode piorar o refluxo? Tomar água durante as refeições prejudica a digestão? Tenho que tomar água mesmo sem sentir sede? O Dr. Eduardo Pereira, gastroenterologista, conta os mitos e verdades sobre beber água. Confira!
Mais Posts